Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quem Tramou a Gordinha?

Quem Tramou a Gordinha?

03
Fev20

Que tal o filme do Bruno Aleixo?

Cláudia Matos Silva

Eu gostei bastante. Foi uma hora e tal bem passada mas não se pode dizer surpreendente. Quem conhece o fenómeno Bruno Aleixo reconhece o humor e admira os guiões que não têm jeito nenhum, irá gostar porque está lá a formula criada pelo João Moreira.

 

A maior parte das vezes tudo se resume ao personagem Bruno Aleixo e à sua personalidade extremamente irritante, já para não falar da voz. Ninguém pode ter aquela voz, pensamos. Mas há um jovem de seu nome João, criador do Bruno Aleixo, natural de Coimbra, que é o real detentor da mais irritante voz de todos os personagens possíveis e imaginários. Ele fala mesmo assim (apesar de dizer que exagera para o personagem) e desconfio que é tão ou mais chato que o próprio personagem. 

 

 

Quem gosta do Bruno Aleixo, desde os primórdios do youtube, vai gostar do filme porque basicamente é mais do mesmo. Apesar de entrarem actores de método como o Adriano Luz ou o Rogério Samora dobrados com as vozes do Bruno Aleixo e o homem do Bussaco. São momentos inesperados e surreais e perguntamos como terão convencido um elenco tão fantástico como o Gonçalo Waddington, José Raposo ou João Lagarto a entrar nesta aventura tão palerma. Terão recebido um cachet de luxo? - não me parece. João Moreira explica que alguns dos actores não conheciam o fenómeno Bruno Aleixo e mesmo assim saltaram logo para o projecto. Bom, de génio e louco todos temos um pouco e estes actores foram às cegas conduzidos por um grupo de guionistas completamente subjugado às vontades do irritante e comichoso Bruno Aleixo. Foram loucos é verdade, mas em nada melindra as suas carreiras já devidamente cimentadas.

 

Direi que este filme é uma loucura saudável, uma parvoice mas das que faz bem ao coração. Um projecto que tem eco em Portugal e no Brasil, sem que ninguém entenda bem porquê. João Moreira tem mãe brasileira mas creio que isso não valerá de muito na hora de entender o impacto que o conceito Bruno Aleixo teve no Brasil. Aliás, o filme estreia em Portugal e no Brasil, tomara muitos.

 

O filme recomendo-o a quem já familiarizado com o formato quer no youtube ou na sic radical, caso contrário, deixem-se ficar e esperam pelo filme num desses sites macacos que nos deixam ver tudo em streaming. Apesar de popular o filme do Bruno Aleixo não é para toda a gente.